Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459
Resumo
SALAS, Xavier Motilla e GOMEZ, Sara González. INVESTIGAÇÃO E DOCÊNCIA COM FOTOGRAFIAS: FUNDOS FOTOGRÁFICOS DE INTERESSE HISTÓRICO-EDUCATIVO EM REVISTAS ILUSTRADAS (MALLORCA, ESPANHA, 1902-1936). Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.56, pp.38-56. Epub 01-Set-2018. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/79878.
A origem da imprensa ilustrada na ilha de Mallorca (Espanha) remonta-se às últimas décadas do século XIX, momento em que o registro visual recebeu um impulso forte graças à consolidação das novas técnicas de impressão gráfica, favorecendo uma maior presença da ilustração e da fotografia na imprensa local, aspecto que se consolidou no início do século XX nas revistas de atualidade. Em consequência, paralelamente ao desenvolvimento da imprensa gráfica internacional, a fotografia se introduziu na imprensa de diversa natureza em Mallorca adotando frequentemente o subtítulo de «revista ilustrada». É precisamente nas reportagens de atualidade destas publicações ilustradas, geralistas ou mais específicas, onde encontramos diversas reportagens fotográficas e/ou fotojornalismo sobre a escola e a educação em geral em Mallorca, como também anúncios gráfico-publicitários de centros educativos. Neste artigo realizaremos uma aproximação e análise dos fundos fotográficos que contêm as diversas revistas ilustradas publicadas na ilha, do primeiro terço do século XX. Da mesma forma, nos acercaremos à imagem da escola da época e da educação fora dela que transmitiram, assim como as possíveis potencialidades e usos para a didática na história da educação.
Palavras-chave : fotografia; fotojornalismo; revistas ilustradas; história da educação; didática.