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História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459
Resumo
SERRANO-LOPEZ, Federico Guillermo. A OPERAÇÃO DO DISPOSITIVO DE SEXUALIDADE NAS IDENTIDADES EMOCIONAIS ATRIBUÍDAS A CRIANÇAS EM LIVROS DE LEITURA ESPANHÓIS E COLOMBIANOS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e78343. Epub 13-Set-2019. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/78343.
Nos livros de leitura espanhois e colombianos da escola primária da primeira metade do século 20 é comum atribuir aos seus protagonistas uma identidade emocional fixa e um fundo instintivo que são revelados pelos seus comportamentos. Será estudada a relação do uso dessas atribuições com as estratégias para preparar a subjetividade infantil em relação às suas reações ao desejo, ao prazer e às relações sociais. Argumenta-se que essas estratégias fazem parte da operação do dispositivo de sexualidade (como é entendido por Foucault). Conclui-se que o sexo parece desempenhar o papel de determinação fundamental do instinto e do eu, daí a relevância da preparação para a sexualidade na estruturação do projeto escolar.
Palavras-chave : história da sexualidade; Espanha; Colômbia; identidade; emoções; manuais escolares.