SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23OS BATALHÕES ESCOLARES DA PÁTRIA. ESTUDO COMPARATIVO DAS REPRESENTAÇÕES SOBRE O CORPO E A FORMAÇÃO DOS MESTRES ESGRIMA DO CENTENÁRIOA EDUCAÇÃO RURAL BRASILEIRA ANALISADA POR LOURENÇO FILHO NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

HENRIQUES, António. GÉNESE EM PORTUGAL DOS MUSEUS DE ARTE DO ESTADO COMO LUGARES DE INSTRUÇÃO PÚBLICA E SUA SUBSTITUIÇÃO PELOS MUSEUS DE CONTEMPLAÇÃO (1833-1899). Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e89519.  Epub 06-Nov-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/89519.

Ao longo de quase todo o século XIX, o Estado português acompanha o movimento internacional de organização de museus públicos de arte como lugares de instrução para artistas, operários, alunos e público. As principais iniciativas museológicas valorizam acima de tudo o desígnio do ensinamento e os museus vivificam como espaços de coleção e experimentação. Esta tendência secular, revisitada através dos regulamentos de cinco casos modelares, sofre uma inflexão a partir dos anos 1880, quando se anuncia uma concepção museológica que exalta a contemplação e a fruição como valores fundamentais e menoriza a instrução e a pesquisa experimental.

Palavras-chave : museología; museus industriais e comerciais; museu nacional de belas-artes; contemplação; entesouramento.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )