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História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459
Resumo
CASTRO, Renata Brião de e BARAUSSE, Alberto. “UNA SOCIETÀ SENZA SCUOLA È UN CORPO SENZ’ANIMA”: AS ESCOLAS ITALIANAS DE PELOTAS/RS MANTIDAS PELAS SOCIEDADES DE MÚTUO SOCORRO NO SÉCULO XIX. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e92488. Epub 21-Fev-2020. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/92488.
Este artigo tem como objetivo analisar as escolas italianas existentes no município de Pelotas (RS), assim como sublinhar, ainda que brevemente, a imigração italiana no município. Para tanto, utilizam-se, como fontes, especialmente, documentos consulares, notícias de periódicos locais e o relatório do viajante Ullrich. O recorte da pesquisa está delimitado pelos documentos pesquisados, a saber, o final do século XIX. No andamento da pesquisa, percebeu-se a relação existente entre as escolas e as sociedades italianas de Pelotas, assim como o tensionamento existente dentro das sociedades.
Palavras-chave : imigração; sociedades italianas; escolas italianas.