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História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459
Resumo
SANTOS, Darlene Monteiro dos e FRANCA, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de. A IMPRENSA PEDAGÓGICA NO PARÁ EM DIAS DE REPÚBLICA: A REVISTA A ESCOLA E A REVISTA DO ENSINO COMO INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO (1900-1912). Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e92639. Epub 21-Fev-2020. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/92639.
Este artigo analisa como a Revista A Escola e a Revista do Ensino figuraram no cenário cultural e político da educação primária como instituições formadoras de professores no Pará, de 1900 a 1912. Tem como fontes a revista A Escola, com edições de 1900 a 1904 e a Revista do Ensino de 1911 a 1912. Esses impressos estavam sob a tutela do Estado republicano e se tornaram espaços de formação de professores primários. Suas páginas divulgavam orientações para as práticas pedagógicas dos professores e afirmaram protagonismo dos impressos A Escola e Revista do Ensino como mecanismos institucionais e culturais, essenciais para educar, instruir, civilizar, ordenar e moralizar a criança republicana.
Palavras-chave : Imprensa Pedagógica; Educação Primária; Estado Republicano; Instituições de Formação.