Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459
Resumo
SANTOS, Nádia Maria Weber e MEIRELES, Maximiano Martins de. AS SENSIBILIDADES NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: DELINEAMENTOS A PARTIR DO ACERVO DA HISTORIADORA SANDRA JATAHY PESAVENTO. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e102367. Epub 30-Abr-2021. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/102367.
O texto aborda uma faceta do vasto campo da História das Sensibilidades na pesquisa em História da Educação, tendo como ponto de partida o material constitutivo do acervo pessoal e intelectual da historiadora Sandra Jatahy Pesavento que está depositado no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), em Porto Alegre. Para isso, apresenta de forma sucinta o acervo e seus componentes, traça um panorama geral de algumas reflexões sobre as sensibilidades na História da Educação e desemboca na argumentação sobre o campo das Sensibilidades enquanto método de análise histórica, a partir das contribuições de Pesavento e em interface com a História da Educação.
Palavras-chave : sensibilidades; acervo Sandra Jatahy Pesavento; método de análise histórica.