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História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459
Resumo
ALBRECHT, Elias Kruger e MANKE, Lisiane Sias. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ÉTNICO-CULTURAL EM CARTILHAS TEUTO-BRASILEIRAS PRODUZIDAS PARA ESCOLAS SINODAIS. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e107201. Epub 10-Nov-2021. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/107201.
O estudo tem por objetivo analisar um conjunto de recursos textuais e visuais presentes em duas cartilhas utilizadas em escolas teuto-brasileiras, de modo a compreender como tais recursos contribuíram para o que se convencionou denominar como alfabetização étnico-cultural dos sujeitos a que se destinavam. A análise documental possibilitou concluir que o conteúdo das cartilhas contemplava o contexto rural e as práticas socioculturais dos estudantes, como modo de interlocução com os mesmos.
Palavras-chave : cartilhas teuto-brasileiras; alfabetização; recursos textuais e visuais.