SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27A IDEIA DE UNIVERSIDADE MODERNA NO BRASIL: NOTAS SOBRE HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIADAS INSPIRAÇÕES DE A. S. NEILL AO CENTENÁRIO DE SUMMERHIL: LIBERDADE, AUTOGOVERNO E FELICIDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

COSTA JUNIOR, José dos Santos. ARTHUR RAMOS E A CRIANÇA PROBLEMA: CONEXÕES ENTRE A PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO NAS TECNOLOGIAS DA CORREÇÃO. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e123624.  Epub 20-Maio-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/123624.

O texto parte de uma pesquisa sobre a história do dispositivo da menoridade no Brasil, isto é, a rede de saberes e poderes que articulou instituições, profissões, discursos, leis e práticas educativas variadas para fabricar a diferença entre a criança e o menor a partir da Primeira República (1889-1930). Mobiliza-se mais detidamente para este texto a obra “A criança problema” (1939) de Arthur Ramos para fazer ver e dar a ler os modos de constituição do saber sobre a criança “desajustada” ou em situação psíquica e social que a levaria a praticar atos infracionais como roubo. A partir das ferramentas teórico-metodológicas da genealogia do poder e da arqueologia do saber de Michel Foucault, problematiza-se uma série de casos clínicos registrados em diferentes fichas provenientes dos arquivos do Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental (SOHM), no Rio de Janeiro, e as insidiosas articulações entre Educação e Psicanálise e seus modos de constituir saberes e exercer poderes sobre os corpos infantis.

Palavras-chave : história da educação; Arthur Ramos; educação e psicanálise; criança problema; infância.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )