SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27O ENSINO DE ZOOLOGIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM RESGATE HISTÓRICO-DOCUMENTAL (1837-2002)Arqueologia do trabalho com um patrimônio escolar-científico ou relatos técnicos de uma aventura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

SANTANA, Marco Antonio de. ATRÁS DA CATEDRAL DE RUÃO: contributos de uma leitura analítica do conto de Mário de Andrade para historiadores da educação. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e128974.  Epub 10-Dez-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/128974.

O presente artigo tem a finalidade de contribuir para o campo da História da Educação brasileira a partir de uma leitura analítica da obra “Atrás da Catedral de Ruão”, de Mário de Andrade, escrita entre 1923 e 1944, época em que o modernista revelou maior preocupação com problemáticas da ordem social, sendo a educação uma importante pauta para o debate. Desse modo, ao considerarmos as obras literárias como artefatos da cultura, é possível que essas possam ser utilizadas pelos historiadores para extrair as verossimilhanças e compreender, via representação, as possibilidades de como se dava a educação doméstica pelas preceptoras estrangeiras. Utilizamos, para a elaboração dessa pesquisa a metodologia relacionada à noção de operação historiográfica, por meio da qual pudemos verificar que o conto revela possíveis compreensões dos desafios do oficio de ensinar nas casas, bem como as demandas de parte da elite paulistana pela educação sofisticada à época.

Palavras-chave : Educação doméstica; Literatura modernista; Processo educativo não escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )