Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459
Resumo
SOUZA-CHALOBA, Rosa Fátima. Uma Década de Pesquisas sobre a História da Educação Rural no Brasil (2012 - 2022). Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e129565. Epub 10-Dez-2023. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/129565.en.
Este texto constitui um ensaio bibliográfico acerca da produção da pesquisa sobre a história da educação rural no Brasil, na última década, delimitada a reflexão em torno dos estudos que têm abordado a problemática da escola primária e da formação e trabalho de professores para o meio rural. O texto inicia reconstituindo a trajetória da temática no campo da História da Educação destacando a contribuição de dissertações, teses e projetos de pesquisa em rede. Em seguida, discute algumas questões consideradas relevantes para o debate sobre o tema, especialmente, as controvérsias conceituais, a produção histórica da diferença entre escolas urbanas e rurais, as relações e divergências entre escolanovistas e defensores da ruralização do ensino, a circulação transnacional de ideias, propostas e modelos para a educação rural, a complexa situação dos professores leigos e o alcance e limites das escolas normais rurais e cursos normais regionais.
Palavras-chave : Educação Rural; Escolas Primárias Rurais; Formação de Professores para o Meio Rural; História da Educação Rural.