SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A morte e o morrer na infância de imigrantes letões: representações na revista Rihta Rasa (1925-1926)Práticas escolares e inovação docente na Espanha contemporânea. A reflexão de eventos chave em revistas educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

PELANDA, Marcela  e  ABIUSO, Federico. Estudo sobre documentos pedagógicos didáticos pertencentes a acervos históricos escolares de Escolas Normais. Argentina. Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e128508.  Epub 30-Mar-2024. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/128508.

As Escolas Normais da Cidade de Buenos Aires e do país possuem, em seus acervos documentais, valiosas tipologias específicas. O estudo e reflexão destes documentos auspiciam a análise da tradição e inovação pedagógica que foram desenhadas para a formação de professores e para a implementação em seus departamentos de aplicação. A escrita das histórias institucionais reconhece as tramas do sistema educacional fundacional de nosso país interpelando as subjetividades na educação de crianças, jovens e adultos. A historiografia do ensino das diferentes áreas do conhecimento conformou os antecedentes do parâmetro curricular escolar atual que os documentos pedagógicos didáticos nos permitem desandar.

Palavras-chave : Escolas Normais; arquivos escolares; documentos pedagógicos didáticos; inovação.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )