Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459
Resumo
TORO-BLANCO, Pablo. Uma inovação truncada: orientação educacional na mudança do paradigmas no Chile (c.1965-c.1973). Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e132018. Epub 30-Mar-2024. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/132018.
A orientação educacional foi instalada no ensino médio chileno através de um caminho não isento de dificuldades, graças à preocupação com a adequada escolha profissional e a formação integral da personalidade dos alunos. À luz da documentação e das entrevistas oficiais e pedagógicas, este artigo analisa o desenvolvimento deste campo no âmbito das agudas transformações experimentadas pela educação chilena em um período que vai entre os paradigmas desenvolvimentolista e socialista, destacando suas dificuldades para se tornar uma inovação educaçional com impacto eficaz no sistema.
Palavras-chave : orientação educacional; escolha vocacional; personalidade; reforma educacional.