SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Inovação educacional em três periódicos brasileiros de História da Educação (1997-2022)A Pedagogia Freinet e a renovação educativa em Portugal (1920-1980) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

TORO-BLANCO, Pablo. Uma inovação truncada: orientação educacional na mudança do paradigmas no Chile (c.1965-c.1973). Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e132018.  Epub 30-Mar-2024. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/132018.

A orientação educacional foi instalada no ensino médio chileno através de um caminho não isento de dificuldades, graças à preocupação com a adequada escolha profissional e a formação integral da personalidade dos alunos. À luz da documentação e das entrevistas oficiais e pedagógicas, este artigo analisa o desenvolvimento deste campo no âmbito das agudas transformações experimentadas pela educação chilena em um período que vai entre os paradigmas desenvolvimentolista e socialista, destacando suas dificuldades para se tornar uma inovação educaçional com impacto eficaz no sistema.

Palavras-chave : orientação educacional; escolha vocacional; personalidade; reforma educacional.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )