Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Exitus
versão On-line ISSN 2237-9460
Resumo
MOUL, Renato Araújo Torres de Melo e SILVA, Flávia Carolina Lins da. A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa proposições para o ensio de Ciências. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.262-282. Epub 17-Maio-2018. ISSN 2237-9460. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id313.
A botânica, uma das áreas de estudo da Biologia, é vista por muitos docentes como um obstáculo para a transposição didática. O ensino de botânica por vezes se dá de forma desarticulada e desprovido de contextualização, numa abordagem que dificulta a adequada aprendizagem dos conceitos. A fim de compreender a construção dos conceitos científicos de vinte e quatro estudantes do Ensino Médio acerca de temas em botânica, empregamos a Sequência Didática Interativa (SDI), com o acompanhamento da elaboração do conhecimento por etapas e em interação com os pares. Como resultado, observou-se que muitas concepções dos estudantes são reafirmadas após a sequência didática, novos conceitos aparecem na formulação de argumentos e ainda, se produz uma visão holística, articulando as plantas entre os diversos níveis de organização em Biologia.
Palavras-chave : Ensino; Conceitos; Botânica.