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Revista Exitus
versão On-line ISSN 2237-9460
Resumo
SANTANA, José Diêgo Leite e LAGE, Allene Carvalho. Pedagogias africanas: da existência pós-abissal em tempos de utopias e [re]existência. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020075. Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id803.
Uma das pedagogias que criam corpos vitoriosos e insubmissos é a pedagogia africana que, com suas narrativas, convida para o processo de conscientização do Ser e oferece meios para que a luta aconteça nos territórios epistemológicos marginalizados e invisibilizados. É, pois, a pedagogia africana que coroa os corpos insubmissos e resistentes. Ela possibilita uma outra relação além da colonial que se localiza em apenas dois polos: dominador e dominado. Assim, esta pesquisa apresenta a seguinte questão: “De que maneira a Pedagogia Africana contribui para o enfrentamento da Colonialidade do Ser e para a ressignificação dos corpos silenciados historicamente?”. Como objetivo geral, a pesquisa tem: compreender de que maneira a Pedagogia Africana contribui para o enfrentamento da Colonialidade do Ser e para a ressignificação dos corpos silenciados historicamente. O método de pesquisa utilizado foi a afrocentricidade.
Palavras-chave : Pedagogias africanas; Colonialidade do Ser; Pensamento pós-abissal.