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Revista Exitus
versão On-line ISSN 2237-9460
Resumo
FREITAS, Nivaldo Alexandre de; PINHO, Camila Maria Santos de e CANTAO, Jessica Silva. Cultura negra e educação antirracista no currículo escolar: potencialidades do trabalho educativo por meio da literatura. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020076. Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id828.
Este artigo discute a necessidade de discussões sobre a cultura negra e o racismo na escola e busca fornecer um exemplo de como a literatura pode contribuir para isso de maneira consistente. O texto se divide em três partes. Na primeira, é exposto o longo caminho de interdições a que o negro foi submetido em sua história, como a tentativa de imposição de uma falsa democracia racial, a fragilização econômica e social, a tentativa de apagamento da história com os processos assimilatórios e de embranquecimento. Mas reflete também acerca das várias formas de resistência frente a esse sofrimento, o que inclui a preservação da cultura imaterial. Na segunda parte, a literatura e sua capacidade de expor a realidade são tomadas para pensar um aspecto que pode, no interior da escola, levar à consciência do racismo e a uma situação propícia à identificação com o outro, criando condições para a diversidade e para uma educação de fato inclusiva. Na terceira parte é analisada uma obra literária especificamente – O mulato, de Aluísio Azevedo – como um exemplo de uma discussão que precisa ser feita na escola, de modo a destacar e combater o racismo que percorre longa data na história brasileira e possui raízes em múltiplas áreas.
Palavras-chave : Racismo; literatura; currículo.