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Revista Brasileira de História da Educação
versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
TREVISAN, Thabatha Aline. O ensino da leitura e escrita segundo Antônio d’Ávila: Práticas escolares (1940). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2009, vol.09, n.02, pp.165-191. ISSN 2238-0094.
Com o objetivo de contribuir para a compreensão da história da formação de professores primários no Brasil, em especial de alfabetizadores, apresentam-se, neste artigo, resultados de pesquisa desenvolvida por meio de análise da configuração textual do manual Práticas escolares (1940), publicado pela editora Saraiva e escrito pelo educador paulista Antônio d’Ávila. Na análise desse manual, com ênfase nos capítulos referentes ao ensino da leitura e da escrita, encontra-se uma síntese dos saberes e das práticas derivadas, predominantemente, do ideário escolanovista e que eram consideradas necessárias para que os futuros professores pudessem exercer, com eficiência e êxito, suas atividades no magistério primário, especialmente as referentes ao ensino da leitura e escrita.
Palavras-chave : Formação de Professores; Ensino da Leitura e Escrita; Manuais de Ensino; Práticas Escolares; Antônio d’Ávila.