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Revista Brasileira de História da Educação
versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
MELO, Marilândes Mól Ribeiro de e VALLE, Ione Ribeiro. Professoras catarinenses: razões para escolher e permanecer na carreira. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2012, vol.12, n.03, pp.199-228. ISSN 2238-0094.
Este escrito analisa, a partir do desenvolvimento do projeto Memória docente e justiça escolar, algumas razões que levaram professoras aposentadas da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina a escolher e permanecer na carreira docente. O recorte temporal para efetuar a análise é entre meados dos anos de 1950 e a década de 1960. Acreditamos que, ao compreender as causas que as moveram a escolher e perseverar na prática da profissão, bem como questões que marcaram sua carreira profissional, contribuímos para o entendimento de perspectivas caras à carreira docente que permitem pensar a história da formação e a memória das docentes catarinenses, não em si mesmas, mas como constituidoras de um campo maior e mais complexo, que articula história e sociologia da educação.
Palavras-chave : Memória Docente; Profissão Docente; Professoras Catarinenses; Carreira Docente.