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Revista Brasileira de História da Educação
versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
LOPES, Sonia de Castro. Perfis docentes: prestígio e hierarquia no Instituto de Educação do Rio de Janeiro (anos 1950-60). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.251-271. ISSN 2238-0094.
O artigo pretende focalizar a identidade de professores que lecionaram no curso normal do ‘Instituto de Educação do Rio de Janeiro’ entre as décadas de 1950 e 1960, investigar seus processos de formação, as formas de acesso e hierarquização, bem como os percursos profissionais. Para além das semelhanças que os unem como profissionais identificados com a instituição onde trabalham e o apelo à ‘vocação’ como justificativa maior na escolha da carreira abraçada, foi possível perceber um processo de hierarquização nesse corpo docente que se relacionava: a) às ‘disciplinas ministradas’; b) às ‘instâncias por onde esses professores circulavam’; c) à grande repercussão obtida pela ‘circulação dos livros didáticos’ por eles produzidos.
Palavras-chave : Instituto de Educação do Rio de Janeiro; Formação de Professores; Identidade; Trajetórias Profissionais; Docentes do Curso Normal.