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Revista Brasileira de História da Educação
versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
ALMEIDA, Doris Bittencourt e GRAZIOTTIN, Luciane Sagrbi Santos. Escritura marginais: fragmentos de memórias da professora Malvina Tavares (1891 - 1930). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.109-142. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i1.621.
O estudo apresentado evidencia as memórias de uma professora e tem como objetos de análise o diário íntimo1 de Julia Malvina Hailliot Tavares, escrito entre o final do século XIX até a década de 1930, e o caderno de Zilda Haussen, sua aluna, datado de 1927. Por meio deles foi possível confrontar o pessoal, íntimo e corriqueiro da vida doméstica, com fatos históricos e o contexto educacional de uma época. O diário pessoal é constituído por um tipo de escrita autobiográfica, desse modo a pesquisa considera as distintas dimensões da vida da autora, estabelecendo um paralelo entre vida privada, docência como profissão feminina nos primeiros anos da república e o contexto da educação nos anos finais do século XIX e início do século XX. Por ser representativos de uma época, a relevância de seus escritos também possibilitou um exercício interpretativo das existências de tantas outras mulheres, tantas outras vidas comuns, contemporâneas de Malvina Tavares.
Palavras-chave : Diário Íntimo; Memória; Autobiografia; Escrita Privada..