Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de História da Educação
versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
VIVIANI, Luciana Maria. A Biologia Educacional: exercitação e propostas inovadoras em um periódico educacional paulista (1938-1941). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.269-300. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i1.530.
Este texto refere-se ao estudo do periódico A Biologia Educacional (1938- 1941), elaborado por estudantes da Escola Normal "Padre Anchieta", com a colaboração de especialistas, e associado à disciplina Biologia Educacional. O objetivo é investigar como esse impresso produziu discursos sobre a disciplina citada e sobre o processo de formação e atuação docentes, construindo parâmetros para as culturas profissionais da época. As análises indicam que a revista foi instrumento de motivação e de exercitação de estudantes, no sentido mencionado por Chervel, e também serviu como meio de produção da disciplina e da profissão, em associação a práticas inovadoras, assistenciais e de base científica.
Palavras-chave : Biologia Educacional; Culturas Profissionais; Escola Normal; Periódicos educacionais..