Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de História da Educação
versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
REDONDO, Eva García. A concepção de aluno adulto no franquismo. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.4, pp.364-392. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i4.851.
O presente artigo reflete sobre as iniciativas sócio-pedagógicas destinadas ao adulto durante o regime de Franco em Espanha (1939-1975). Mais especificamente, trabalhamos a respeito das ações tanto escolares, quanto profissionais e cívico-culturais que, acreditamos, melhor descrevem o aluno adulto e o pensamento único promovido pela ditadura. Para atingir este objetivo, o método histórico-pedagógico junto ao enfoque sócio-histórico tornam-se indispensáveis em nosso discurso, pois permitem, por um lado, a crítica de fontes primárias (boletins, revistas, relatórios) e secundárias (rubricadas por especialistas na temática) e, por outro, a posterior interpretação, contextualizada e racional, destas.
Palavras-chave : Aluno Adulto; Educação de Adultos; Franquismo; Espanha.