Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de História da Educação
versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
BERTO, Rosianny Campos e SIMOES, Regina Helena Silva. Rádio e cinema escolares como elementos de inovação pedagógica na escola ativa capixaba (1928-1930). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.65-88. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n1.845.
Resumo: Focalizam-se no artigo o rádio e o cinema escolares como elementos de inovação pedagógica e de integração cultural projetados na reforma escolanovista no Espírito Santo (1928-1930). A investigação percorre tanto a imaterialidade do uso pedagógico do rádio que, apesar de fartamente anunciado, não chegou às escolas, quanto a materialidade de experiências cinematográficas escolares, na medida em que ambas evocam inovações educacionais que de algum modo atravessaram a formação docente, o trabalho pedagógico e as relações estabelecidas com a comunidade. Discutem-se, em última análise, estratégias praticadas no conjunto da reforma da instrução pública capixaba, em meio às relações de força que tensionavam a cena política, social, econômica e cultural no final dos anos 1920.
Palavras-chave : rádio-escola; educação pelo cinema; escola ativa; Espírito Santo.