Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de História da Educação
versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
CIAMPI, Helenice e GODOY, Alexandre Pianelli. Histórias divergentes na intelectualidade docente: trajetórias formativas nas memórias de professoras do ensino municipal de São Paulo (1964-1985). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.3, pp.260-288. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n3.895.
Resumo: Com base na metodologia da história oral temática,analisa-se no artigo uma entrevista simultânea, na qual três docentes relatam suas trajetórias familiares, escolares e acadêmicas. Analisa-se o processo de sua formação como professoras, a partir do final dos anos 1960, e as posições políticasque assumiram no presente,2012, em relação à educação e à escola municipal paulistana no período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985). O principal objetivo é mostrar que suas memórias expressam divergências individuais e coletivas e que existem outras formas de expressão da intelectualidade docente, as quais emergem das tensões econtradiçõesvivenciadas em suas trajetórias formativas e não das prescriçõespolíticas e acadêmicas educacionaisque silenciamoutras vozes, memórias e saberes.
Palavras-chave : história oral temática; intelectualidade docente; trajetórias formativas; ensino municipal de São Paulo; ditadura civil-militar.