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Revista Brasileira de História da Educação
versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
SANTOS, Flavio Tito Cundari da Rocha e AQUINO, Julio Groppa. As ‘Cartas de Formação’ de Mário de Andrade (1924-1945) e sua Potência Educativa. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.4, pp.103-131. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n4.1007.
Resumo: No presente artigo, analisam-se as ‘cartas de formação’ trocadas entre Mário de Andrade e um conjunto de jovens escritores ao longo de mais de duas décadas, nas quais ele ocupou o lugar de mestrepara os mais novos. Inspirados pela análise de Michel Foucault sobre o cuidado de si greco-romano e sobre sua extensão para o âmbito educacional - a ‘psicagogia’ -, sustentamos a hipótese de que, por meio das correspondências em tela, instauraram-se práticas formativas em nada tributárias do trato pedagógico stricto sensu. Apontamos para um arranjo educativo marcado por um endereçamento ético à prática escritural, de sorte que esta assumisse o papel de elo permanente entre o sujeito escrevente e sua verdade, ambos em permanente construção.
Palavras-chave : carta; escrita; literatura brasileira; Mário de Andrade; Michel Foucault.