Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de História da Educação
versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
ALVES, Laura Maria Silva Araújo; NERY, Vitor Sousa Cunha e SILVA, Lívia Sousa da. Cartografia das produções em história da educação nos Programas de Pós-graduação em Educação no Pará (2005-2018). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2019, vol.19, e070. Epub 01-Maio-2019. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e070.
Este artigo objetiva construir uma cartografia das produções sobre história da educação no Pará, tomando por base as teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-graduação em Educação da UFPA e da UEPA, no período de 2005-2018, o que nos permitiu avaliar os avanços nas produções relativas à história da educação na Amazônia e identificar lacunas e desafios aos pesquisadores da educação da região Norte, no campo da história da educação. As produções analisadas apontam que, embora não exista nos dois Programas de Pós-graduação em Educação uma linha e/ou núcleo específico na área da história da educação, constatou-se uma significativa produção. Ao final, analisamos em que medida os dois programas contribuíram para o fortalecimento de pesquisas em história da educação.
Palavras-chave : história da educação; Pará; produções acadêmicas; Amazônia.