Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de História da Educação
versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
ALVES, Kelly Ludkiewicz. Venho por meio desta: escolas radiofônicas e cotidiano nas cartas do movimento de educação de base em Pernambuco (1961-1966). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e107. Epub 01-Abr-2020. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e107.
Resumo: Contamos a história do ‘Movimento de Educação de Base’ (MEB) em Pernambuco, através da experiência dos monitores e alunos, que por meio das cartas deram visibilidade aos limites e às suas expectativas em relação à alfabetização. Partindo da história cultural e da história da cultura escrita, apresentamos as características de produção, circulação e o conteúdo das cartas, que em diálogo com a história da educação, permitiu identificar na experiência cotidiana as estratégias mobilizadas para o funcionamento das escolas radiofônicas, que possibilitaram a formação de uma comunidade de escreventes, em torno do intercâmbio epistolar e da circulação dos conteúdos educativos pelo rádio, práticas que transformaram as escolas radiofônicas em espaços de aprendizagem, produção e circulação da cultura popular.
Palavras-chave : história da educação brasileira; educação de jovens e adultos; documentos não oficiais.