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Revista Brasileira de História da Educação
versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
ROMANO, Antonio. Os dilemas na formação do cidadão. Entre educação cívica e educação militar nos processos de emancipação política no século XIX no Uruguai. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e124. Epub 01-Ago-2020. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e124.
A historiografia da educação uruguaia não tem se ocupado das contradições acontecidas durante o processo de constituição do bacharelado que foi ministrado na Universidad de la República durante todo o século XIX. Resulta curiosa a ausência de qualquer menção sobre a instrução militar incluída no programa de ensino secundário em 1887, no momento que se consolidava o currículo do bacharelado em Ciências e Artes e, paradoxalmente, quando o ciclo militarista chegava a sua fase final. O objetivo deste artigo é analisar os argumentos que justificam a inclusão tão tardia da instrução militar na formação universitária e na formação normalista por meio de um trabalho que combina os arquivos institucionais e os arquivos pessoais.
Palavras-chave : batalhões escolares; bacharelado clássico; instrução militar.