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Revista Brasileira de História da Educação
versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
PIRES, Raquel Lopes e AMORIM, Sara Raphaela Machado de. O livro enquanto artefato da cultura material escolar e elemento de profissionalização da docência. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e274. Epub 25-Jun-2023. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e274.
Analisar o livro A lei biogenetica e a escola activa de 1929 enquanto artefato da cultura material escolar e como elemento de profissionalização docente é o objetivo deste estudo. Para tanto, são tratados desde os processos que antecedem a sua existência no cenário educacional brasileiro até a sua presença na coleção da Biblioteca de Educação da Companhia Melhoramentos/SP. Em uma reflexão histórica sobre a relevância do livro na organização da educação nacional, são investigadas as tratativas para a tradução e publicação em língua portuguesa, a partir das cartas trocadas entre o autor, o suíço Adolphe Ferrière e o educador Lourenço Filho, partir da observação da complexidade de um produto cultural que ultrapassou fronteiras territoriais e barreiras linguísticas, possibilitando a circulação de saberes.
Palavras-chave : Educação Nova; Adolphe Ferrière; Lourenço Filho; História da Educação.