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Revista Brasileira de História da Educação
versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
LEME, Andressa Caroline Francisco e LIMA, Ana Laura Godinho. A materialidade do ambiente adequado à alfabetização:uma análise dos discursos pedagógicos (1930-1990). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e276. Epub 30-Jun-2023. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e276.
O artigo caracteriza as recomendações acerca do ambiente escolar adequado à alfabetização das crianças, contidas em livros destinados aos professores e publicados no Brasil entre 1930 e 1990. Nesse período, observa-se a transição do predomínio do ideário escolanovista ao dos preceitos do construtivismo nesses textos. Essa mudança se manifesta nos modos de pensar a organização do ambiente escolar e a sua importância no aprendizado das letras: se no primeiro momento, a preocupação maior era com a criação de um ambiente sadio, posteriormente, passou a ser com a organização de um ambiente pedagógico. Por outro lado, permaneceu a tendência a fundamentar as recomendações na psicologia da criança.
Palavras-chave : história da educação; cultura escolar; formação docente.