Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de História da Educação
versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
VASCONCELOS, Kelly Rocha de Matos; SOUZA, Diego Pires de e MIKI, Pérsida da Silva Ribeiro. História da Educação: formação do campo nos estados do Amazonas e Pará. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e280. Epub 04-Jun-2023. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e280.
O artigo é uma revisão de literatura que tem por objetivo compreender a constituição do campo da história da educação nos estados do Amazonas e Pará, destacando algumas características de suas produções. As pesquisas realizadas nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEs) de universidades públicas no Amazonas e no Pará apontam um predomínio da história social e cultural com o uso de fontes oficiais. Dentre os inúmeros desafios da constituição desse campo, está o aumento da produção científica diante do universo de fontes ainda não investigadas e que necessitam de uma política pública para preservação dos acervos. Tais desdobramentos instigam novas pesquisas e caminhos a serem percorridos pela história da educação nesses estados.
Palavras-chave : historiografia da educação; programas de pós-graduação em educação; desafios investigativos.