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Revista Brasileira de História da Educação
versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
COSTA, Eliane Miranda. Instituições escolares no Marajó: trajetória, estrutura e ensino do Internato Evangélico Amazônico em Breves, Pará (1949-1970). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e285. Epub 26-Set-2023. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e285.
O texto trata da trajetória, dos espaços escolares e da proposta pedagógica do Internato Evangélico Amazônico (IEA), fundado em 1949 em Breves, arquipélago de Marajó, estado do Pará. Procura conhecer aspectos históricos e memoriais do referido Internato, especialmente de sua proposta educativa. Pergunta-se: como eram os espaços, a estrutura organizacional, o material didático e a proposta pedagógica do IEA? Fundamentando-se em dados documentais e orais analisados à luz da base teórica sobre instituições escolares, a pesquisa identificou que o IEA contava com vários espaços e um ensino estruturado a partir da divisão de gênero e de uma didática pautada em valores religiosos, morais e cívicos articulados a um discurso higienista.
Palavras-chave : história da educação marajoara; memória escolar; arquitetura escolar; cultura material escolar.