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Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SCHARAGRODSKY, Pablo  e  QUITZAU, Evelise Amgarten. Intercâmbio de conhecimento, surgimento de especialistas e visibilidade das instituições: o caso do Primeiro Congresso Pan-Americano de Educação Física, Brasil 1943. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e324.  Epub 14-Maio-2024. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e324.

O presente trabalho analisa, a partir de uma perspectiva sócio-histórica com ênfase na história social dos saberes e especialistas, o I Congresso Panamericano de Educação Física, realizado no Brasil em 1943. Centra-se na indagação sobre as problemáticas mais debatidas, assim como na função de certos especialistas e no papel de determinadas instituições para legitimar um determinado funcionamento epistêmico e institucional da comunidade de especialistas em educação física. Entre as conclusões, identificam-se as diversas problematizações abordadas, destacando-se questões conceituais vinculadas com a educação física, assim como intensos debates sobre os modos de agrupamentos educativos. Além disso, o congresso validou e prestigiou certos especialistas internacionais e importantes instituições vinculadas ao heterogêneo campo da cultura física.

Palavras-chave : história da educação física; evento internacional; debates; Brasil.

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