Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Comunicações
versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X
Resumo
BRITO, Maria dos Remédios e RAMOS, Maria Neide. Do pensamento dogmático ao pensamento-problema: por uma aprendizagem-acontecimento. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.2, pp.183-198. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p183-198.
O pensamento dogmático atravessa a história da tradição e toma ramificações profundas em diversas perspectivas do conhecimento. Essa imagem-pensamento determinou, sem dúvida, a forma de ver, pensar e se conduzir da pessoa e tende a reforçar um pensamento da moralidade, do julgamento, da reta razão, da verdade e da boa conduta. É possível afirmar que a educação e a aprendizagem efetivamente se valeram desse pensamento por meio de suas práticas pedagógicas. Problematizar essa imagem dogmática é o objetivo deste ensaio. O estudo é bibliográfico e toma como referência principal o pensamento filosófico de Gilles Deleuze. Entende-se que é possível enfrentar esse pensamento na educação por via da criação de um pensamento-problema que seja percorrido por entrelinhas de uma aprendizagem-acontecimento como forma de fissurar a “fôrma”, o “modelo”, o “padrão”, para promover uma transmutação nos modos de pensar e aprender a educação.
Palavras-chave : Pensamento Dogmático; Deleuze; Aprendizagem-Acontecimento.