SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2A MÍDIA ENSINA SOBRE NOVAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES: REPRESENTAÇÕES DE HOMOPARENTALIDADEO LÓCUS DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO EXPRESSÃO DA POLÍTICA DE PERSPECTIVA INCLUSIVA NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

TORRES, JULIO CESAR et al. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROJETO EDUCACIONAL DO MST. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.2, pp.149-164. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p149-164.

Este trabalho tem por objetivo discutir alguns elementos sobre a questão da educação inclusiva no projeto educacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST). Trata-se de pesquisa de natureza bibliográfica e documental. O referencial teórico apoia-se em pesquisas e investigações acerca da educação do campo, sobretudo a produção mais recente. Destacam-se, para a análise das políticas educacionais do MST, os documentos produzidos e publicados por seus estudiosos e lideranças nacionais. Os resultados parciais indicam que as perspectivas do Movimento em relação à inclusão escolar, em conformidade com seu programa político, envolvem, simultânea e articuladamente, as demandas defendidas e vocalizadas também por outros movimentos sociais. Mais especificamente, em relação à educação escolar, verifica-se que o MST aborda questões mais gerais, vinculadas mais diretamente à categoria de classes sociais e, também, temas não menos complexos e importantes, como a educação especial, além de questões mais amplas relacionadas à educação inclusiva, entre elas as relações de gênero e, em especial, a própria questão da educação do campo.

Palavras-chave : HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO DO CAMPO; MST; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; GÊNERO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )