Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Comunicações
versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X
Resumo
BARTASSON, LORRAINY ANASTÁCIO e SAITO, CARLOS HIROO. A COMPREENSÃO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: AVALIAÇÃO POR MAPAS CONCEITUAIS. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.esp, pp.165-190. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep165-190.
Pesquisas e documentos nacionais e internacionais destacam a preocupação com o ensino sobre a conservação da biodiversidade e com o cenário de elevada extinção de espécies. Considerando a perspectiva dialógico-problematizadora do material didático PROBIO Educação Ambiental (PROBIO-EA), este se constitui um potencial complemento à sala de aula, a qual costuma se embasar em livros didáticos incompletos. Este trabalho propôs-se a fazer a avaliação da contribuição do PROBIO-EA para a aprendizagem do conceito central “extinção de espécies”, usando conceitos relacionados que estavam presentes no material. A avaliação foi desenvolvida em salas de aula de 6ª série/7º ano de duas escolas da rede pública de Brasília. Mapas conceituais (MC) foram elaborados em momentos pré e pós-teste, e entre eles, utilizou-se o PROBIO-EA. Os MC foram contrastados com mapas elaborados por experts. Os resultados mostram que os referidos alunos passaram a construir MC mais semelhantes aos dos experts e a estabelecer mais relações corretas e acerca do conceito central de extinção de espécies.
Palavras-chave : EDUCAÇÃO AMBIENTAL; MATERIAL DIDÁTICO; MAPA CONCEITUAL.