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versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X
Resumo
OLIVEIRA, Ivone Martins de e PADILHA, Anna Maria Lunardi. Crianças com autismo na brinquedoteca: modos de interação e de inserção nas práticas sociais. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.185-202. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp185-202.
Entre aqueles que compõem o público-alvo da educação especial, encontram-se as crianças, jovens e adultos com autismo, pessoas com um modo de ser peculiar ainda pouco conhecido no espaço escolar. Nesse contexto, particularidades das pessoas com autismo no que tange às formas de interação e de inserção nas práticas sociais têm se apresentado como um dos desafios para os profissionais da escola. Considerando resultados de estudos que apontam o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil, este estudo visa a analisar as formas de interação e de inserção nas práticas sociais por duas crianças gêmeas idênticas com diagnóstico de autismo, durante atividades lúdicas em uma brinquedoteca universitária. A análise destaca algumas peculiaridades nos modos de interação dessas crianças com os outros e entre si, considerando o papel das relações sociais na emergência de funções psicológicas superiores e a brincadeira como uma atividade importante para o desenvolvimento cultural da criança, e aponta o papel mediador dos adultos na ampliação da relação com os objetos e inserção numa brincadeira mais estruturada.
Palavras-chave : Autismo; Criança; Ludoteca; Inclusão Educacional.