Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
SOUZA, Rosa Fátima de. O “Bandeirismo Paulista no ensino” e a modernização da escola primária no Brasil: entre a memória e a História. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.42, pp.123-143. ISSN 2238-2097.
Este texto problematiza as interpretações instituídas sobre a liderança de São Paulo na renovação educacional brasileira no período da Primeira República. A análise situa o problema no diálogo entre a memória e a história. A primeira parte do texto examina o modo pelo qual os educadores paulistas forjaram uma interpretação e uma memória sobre a excelência do aparelho escolar do estado. A segunda parte trata da disseminação dessa referência modelar considerando as representações desse modelo que circularam no país e as múltiplas trajetórias e vicissitudes que envolveram a atuação dos professores paulistas em várias localidades.
Palavras-chave : São Paulo; Educação Pública; Escola Primária; Primeira República.