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Revista de Educação Pública
versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
MORAES, Gustavo Henrique e WOLLINGER, Paulo Roberto. A fragmentação de carreiras como estratégia de expansão da educação superior. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.47, pp.549-568. ISSN 2238-2097.
A educação superior brasileira experimentou, na última década, uma inédita expansão, motivando a elaboração de diversos estudos acadêmicos destinados a analisar as características deste crescimento. Há, no entanto, um fenômeno frequentemente despercebido pelos que efetuam análises a respeito do desenvolvimento do sistema: o fenômeno da fragmentação de carreiras como estratégia de expansão da Educação Superior. Analisando os dados do Sistema de Informações da Educação Superior (SiedSup), fonte primária do Censo da Educação Superior 2009, procuraremos demonstrar que a fragmentação de carreiras está intimamente ligada a estratégias de grupos educacionais para a expansão do número de cursos e matrículas.
Palavras-chave : Educação Superior; Fragmentação de Carreiras; Expansão da Educação Superior; Mercantilização.