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Revista de Educação Pública
versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
TRISTAO, Martha. A educação ambiental e o pós- colonialismo. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.53, suppl.02, pp.473-489. ISSN 2238-2097.
Resumo A pretensão deste ensaio é compreender o impacto da dominação epistemológica e cultural à Educação Ambiental, as influências da teoria pós-colonialista ou pós-colonial na formação de configurações sociais, culturais e ambientais em face à globalização. Em que medida escolas/comunidades inseridas no contexto da globalização criam emergências e resistências favoráveis ao intercâmbio, às trocas e ao compartilhamento com saberes populares de práticas sustentáveis? Constituem-se como problemática das pesquisas em Educação Ambiental cartografar os lugares praticados dos sujeitos/comunidades/escolas, suas experiências e práticas sustentáveis invisibilizadas numa articulação de saberes escolas e comunidades. Esse ativismo transfronteiriço da Educação Ambiental permite compreender como um contexto potencializa o outro.
Palavras-chave : Pós- Colonialismo; Culturas; Práticas Sustentáveis; Narrativas.