Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
SANTOS, Elzanir dos e BRAGA, Ercília. Biografia educativa na educação a distância: estratégia formativa e de construção identitária no curso de pedagogia. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.55, pp.57-77. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.2015/repub-v25n55jan.abr004.
O presente artigo resultou de uma pesquisa colaborativa, realizada no Curso de Pedagogia semipresencial da Universidade Federal do Ceará, nas disciplinas Seminário Integrador I e II. Objetivou avaliar o potencial heurístico da escrita de si para a reflexão sobre a identidade profissional docente. Muitos assumiram que tomavam a escolha docente como algo natural ou desproblematizado. A biografização permitiu a tomada de consciência da processualidade da formação identitária. Alguns aspectos foram ressaltados: surpresa, resistência e encantamento diante da abordagem biográfica; reconhecimento da dimensão formadora da narrativa de si e da dificuldade em selecionar as vivências mais significativas, identificando as experiências formadoras.
Palavras-chave : Biografia Educativa; Identidade Docente; Formação; Educação a Distância..