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Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
BEVILAQUA, Caroline Foletto; FERREIRA, Liliana Soares e MANCKEL, Maria Cecília Martins. Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.58, pp.75-94. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.2016/repub-v25n58jan.abr005.
Este estudo analisa sentidos de escola nos discursos de professores de uma escola pública. Assim, descrições e interpretações subjetivas das experiências de trabalho e de vida assumem lugar central na análise, tendo como referência a abordagem construcionista da Psicologia Social. Para a produção dos dados, foi aplicada entrevista biográfica. Para a análise dos dados, sistematizaram-se eixos temáticos que revelaram a associação desses sentidos, interligados em rede, vinculando o trabalho à produção de conhecimentos, à socialização com seus estudantes e demais professores, considerando a ascensão social, na medida em que entendem que seu trabalho se reflete socialmente.
Palavras-chave : Trabalho dos Professores; Escola Pública; Sentidos.