Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
AMANTE, Lúcia. Cultura da convergência e universidade: contributos da Educação a Distância. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.59, pp.251-259. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.2016/repub-v25n59maio.ago002.
A nova cultura mediática pode ser uma catalisadora de mudanças na prática pedagógica e na forma como se promove a construção do conhecimento. Algumas dessas mudanças tardam em se refletir na prática educativa, designadamente ao nível universitário. Outras ultrapassam o que a teoria poderia prever ante as profundas alterações com que a atual ecologia dos mídia nos confronta. Neste texto, procuramos apresentar alguns conceitos-chave associados à Cultura da Convergência e à sua relação com as novas formas de aprender. Abordam-se a Educação a Distância e o seu papel na transformação da pedagogia universitária, tendo em vista uma nova cultura de aprendizagem.
Palavras-chave : Convergência; Cultura Participativa; Inteligência Coletiva.