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Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
REZENDE, Maria Aparecida. Fenomenologia merleau-pontyana: mulheres Xavante e os processos metodológicos da pesquisa. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.60, pp.749-765. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.5965/01045962v25n602016749.
Este texto resulta de uma investigação científica, realizada com mulheres da etnia Xavante do âmbito da aldeia Pimentel Barbosa, em Mato Grosso. Objetiva-se, por meio desse recorte, desdobrar um diálogo acerca da fenomenologia merleau-pontyana e os processos metodológi cos utilizados no decurso da pesquisa. Focaliza questões interligadas à educação das mulheres Xavante, detalhando, na prática, a metodologia desenhada junto a elas. Os fundamentos teóricos das análises se pautam em autores basilares como Merleau-Ponty, Geertz, Souza Santos, Capalbo entre outros. Os resultados apontam o entrecru zamento da construção metodológica, pelas mu lheres Xavante, com a concepção de metodologia merleau-pontyana.
Palavras-chave : Metodologia Fenomenológica; Mulheres Xavante; Educação.