Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
GOMES, Maria de Fátima Cardoso e ARAUJO, Denise Alves. Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.68, pp.441-463. Epub 21-Jan-2020. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8401.
Este artigo discute a articulação entre a Teoria Histórico-cultural e a Etnografia em Educação, pressupostos teórico-metodológicos para pesquisas em sala de aula. A dialética entre teoria e método é apresentada com base em pesquisa realizada na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos, em Belo Horizonte, no ano de 2015. Os eventos analisados revelam como professora e estudantes das turmas pesquisadas produziram sentidos para conceitos matemáticos. Os resultados revelaram a cognição social situada como algo que não ocorre dentro das mentes das pessoas, mas que se constitui nas suas vivências, mediada pela instrução escolar.
Palavras-chave : Dialética; Teoria e método; Teoria Histórico-cultural; Etnografia em Educação.