Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
ABOUD, Leila Orssolan e AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de. Os cantos estão arrumados. E agora, professora? O faz de conta com crianças da educação infantil. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.69, pp.601-621. Epub 15-Jun-2020. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v28i69.8508.
Este artigo é resultado de pesquisa acadêmico-científica, cujo objetivo centrou-se em conhecer o que professoras sabem e como organizam as situações defaz de contacom alunos de educação infantil. Apresentamos aqui a análise dos quatro eixos temáticos que emergiram das falas das professoras que participaram da pesquisa, tomando como fundamento a teoria histórico-cultural. Conclui-se que as professoras possuem conhecimentos gerais sobre a importância do faz de conta, acreditam que a diversidade de brinquedos garante a brincadeira, e que a ressignificação deles na escola deve apoiar-se na formação continuada, com foco na mediação docente para a promoção do desenvolvimento psíquico.
Palavras-chave : de professores; Educação infantil; Faz de conta; Prática pedagógica; Desenvolvimento psíquico.