Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
CRUZ, Bruno Nicolau Cerine da; MAGALHAES, Carlos Henrique Ferreira e CAMARGO, Gabriel Ferezin. O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolar. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e8447. Epub 02-Mar-2020. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.8447.
Este artigo busca analisar a prática escolar na proposta de ensino do PIBID Educação Física da UEM-PR (2014-2017). Esta pesquisa documental analisou os planos de aula objetivados pelos Pibidianos para o 8º ano de uma escola pública estadual na cidade de Maringá-PR, por meio da técnica de interpretação hermenêutica-dialética. Concluiu-se que os pressupostos teóricos norteadores da prática escolar contribuíram com a formação inicial dos Pibidianos, na medida em que possibilitaram aproximar a teoria da prática escolar objetivada numa Perspectiva Crítico-Superadora, fundamentada na tendência Pedagógica Histórico-Crítica e na concepção de desenvolvimento humano da Teoria Histórico-Cultural.
Palavras-chave : Educação Física Escolar; Prática de Ensino; Formação de Professores.