Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
PUENTES, Roberto Valdés. Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e7454. Epub 02-Mar-2020. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.7454.
Aborda-se o sistema Elkonin-Davidov-Repkin e, mais especificamente, a Teoria da Atividade de Estudo (TAE). O objetivo é o processo de gênese e consolidação da teoria a partir de uma periodização que se estabelece da análise das transformações experimentadas, ao longo de meio século, por três de seus indicadores ou aspectos principais: conceito, conteúdo e estrutura. Sobre a base desses aspectos e do diálogo com um volume amplo de fontes, foi possível identificar três etapas no desenvolvimento da TAE: operacional, motivacional e emocional. Conclui-se que a periodização proposta expressa o movimento dos representantes da teoria no sentido de desenvolver uma concepção didática com foco, principalmente, na constituição subjetiva das crianças.
Palavras-chave : Sistema Elkonin-Davidov-Repkin; Teoria da Atividade de Estudo; Periodização.