SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Representação social de “polícia” por crianças que frequentam creche em favelaAprendizagem e prática pedagógica: processos formativos com docentes do sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

DURLI, Zenilde. Política do conhecimento oficial para a educação de primeira infância no Brasil e em Portugal. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e8589.  Epub 01-Dez-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.8589.

Neste artigo, resultado parcial de pesquisa desenvolvida em estágio pós-doutoral, analiso as políticas do conhecimento oficial para a Educação Infantil (EI) brasileira e a Educação Pré-Escolar (EPE) portuguesa. Para tanto, apresento brevemente as características gerais do marco regulatório da educação obrigatória nos dois países e, na sequência, com base em pesquisa documental, comparo as propostas curriculares nacionais que configuram a política do conhecimento oficial para a educação de primeira infância. Nas conclusões aponto alguns dos possíveis desdobramentos do design curricular proposto sobre o contexto da prática e, também, sobre os modos de socialização das crianças.

Palavras-chave : Políticas Curriculares; Política do Conhecimento Oficial; Educação de Primeira Infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )