Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
CRUZ, Carla Daniela Ramos da e RIOS, Mônica Piccione Gomes. Articulação entre Prova Brasil e avaliação institucional: percepções dos professores. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e9536. Epub 17-Maio-2021. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.9536.
As escolas públicas municipais de Campinas (SP) possuem uma política pública de avaliação institucional, de caráter democrático e emancipatório; concomitante à Prova Brasil, que dá origem ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e estabelece metas para as escolas. Com isso, o objetivo desse artigo é analisar quais são as percepções dos professores das escolas públicas sobre a articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional. Por meio de entrevistas semiestruturadas e grupo focal em duas escolas, concluiu-se que há articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional, promovida em diferentes reuniões presentes no ambiente escolar.
Palavras-chave : Prova Brasil; Avaliação institucional; Qualidade do ensino fundamental.