Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
PINHO, Vilma Aparecida de e SILVA, Maria Madalena Silva da. IOLANDA DE OLIVEIRA: TRAJETÓRIA, CONCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA SOCIEDADE BRASILEIRA. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e14209. Epub 09-Dez-2022. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.14209.
Este artigo busca discutir o legado de Iolanda de Oliveira, em especial, sua trajetória e as suas concepções e contribuições sobre a educação antirracista na sociedade brasileira. O método utilizado na pesquisa foi a história de vida com uso de documentos. A professora e pesquisadora negra apresenta uma luta incansável contra o racismo em diversos espaços e níveis de formação de professores; criou e participou de diversas ações que se configuram em estratégias de promoção da educação da população negra – o concurso negro, as comissões de avaliação de bolsistas da Fundação Ford e o GT Relações étnico-raciais da ANPED.
Palavras-chave : Iolanda de Oliveira; trajetória; educação antirracista.